Empresas organizadoras da Copa de 2014 terão isenção de impostos
   18 de fevereiro de 2009   │     5:52  │  0

BRASÍLIA – O Ministério do Esporte prepara um projeto de lei que prevê isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e Imposto de Renda para empresas nacionais e internacionais que trabalharão na organização da Copa de 2014. Segundo o ministro dos Esportes, essa é a praxe de países que sediam o evento. Para Orlando Silva, os investimentos necessários à realização dos jogos serão importantes nesse momento de crise financeira porque funcionarão como uma “medida anticíclica”. O ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que o projeto deverá ser encaminhado ao Congresso em breve e espera que ele seja aprovado até o final do ano.

Orlando Silva disse que nenhuma das 17 cidades brasileiras que se candidataram para sediar a Copa de 2014 estão, atualmente, preparadas para receber o evento. Ele completou, afirmando que nenhuma delas têm estádios de futebol que atendem às exigências da Fifa, que no dia 30 de março anunciará as 12 cidades-sede da Copa. O Rio é uma das competidoras e elegeu o Maracanã para a realização dos jogos, caso saia vencedora na competição. Nesse caso, o ministro informou que será preciso construir um novo estacionamento, sobre a linha férrea.

Os estádios e hotéis que precisarão ser construídos em cidades-sedes serão pagos pela iniciativa privada. Ao governo federal caberão investimentos de infraestrutura, como a ampliação de aeroportos, portos, estradas, redes de comunicação e sistemas de transportes públicos.

– Rede hoteleira, estádio e arena é um assunto para a iniciativa privada – afirmou Orlando Silva, que se reuniu ontem com técnicos da Fifa e do Ministério da Fazenda.