Goleiro tem nova função: fazer gols!
   9 de fevereiro de 2009   │     0:05  │  0

77655000goleiros.jpg

Tiago e Bruno marcam gols inspirados no grande Rogério Ceni

No dicionário, a definição para a palavra “goleiro” é: jogador de futebol que defende o gol de sua equipe. Mas nos últimos anos não é só esta função que este tipo de atleta tem nas partidas no Brasil e pelo mundo. Os arqueiros estão se destacando também como artilheiros. A quarta rodada do Campeonato Estadual do Rio 2009, por exemplo, está aí para provar este momento. Vasco e Flamengo venceram suas partidas com a contribuição de Tiago e Bruno, respectivamente.

O difícil é apontar o primeiro “guarda-metas” a colocar a bola na rede adversária. Alguns historiadores indicam Oceania, que jogava no Juventus de São Paulo, em 1955. O goleiro do “Moleque Travesso”, que duelava com o São Bento em um torneio amistoso, chutou para frente sem pretensão. A bola quicou no chão, encobriu o goleiro do time adversário e caiu no fundo do gol.

Outros relatos dão conta de mais dois atletas que reivindicam a marca. Em 1961, Navarro, revelado pelo Noroeste, marcou o seu gol contra o Taubaté, numa partida válida pelo Campeonato Paulista. No Rio, Ubirajara Alcântara fez o primeiro de um goleiro na história do Flamengo. O feito aconteceu no dia dia 19 de setembro de 1970, em um confronto diante do Madureira. O Rubro-negro vencia a partida por 1 a 0 quando Ubirajara quis armar um contra-ataque e lançou a bola com um fortíssimo chute, que acabou fazendo o gol.

Entretanto, os goleiros que marcaram gols mais conhecidos são, sem dúvidas, o paraguaio Chilavert; o colombiano Higuita; o mexicano Jorge Campos e o brasileiro Rogério Ceni, que é o artilheiro mundial de atletas desta posição, com 83 gols.

Alguns outros goleiros brasileiros que já fizeram gols: Zico (Cascavel-1980), Zé Carlos (Flamengo-1997), Hiran (Guarani-1997), Lauro (Ponte Preta-2003), Márcio (Atlético Goianiense-2008), Zé Carlos (Criciúma-2008) e Eduardo Martini (Avaí-2008).

Fonte: JB (Emerson Rocha)

Tags:, , ,