África do Sul cumpre etapas com lentidão e preocupa Fifa
   23 de janeiro de 2009   │     0:16  │  0

l445444467copadomundo.jpg

A Fifa continua preocupada com os preparativos lentos da África do Sul

A África do Sul irá passar por uma marca importante na segunda-feira. Com quase 500 dias para o início da Copa, número que será superado na próxima semana, os trabalhos para a organização da Copa do Mundo de 2010 continuam a ser discretos. No entanto, as transformações em algumas cidades do país já podem ser vistas.

A construção e renovação de dez estádios que receberão o Mundial avançam com regularidade, enquanto a modernização da rede de transportes públicos ainda é tímida, mas transforma algumas zonas urbanas em vastos canteiros de obras. No entanto, ao observar as estruturas dos estádios que estão sendo construídos, ninguém pode acreditar que a competição será realizada no ano que vem.

O trabalho de promoção para divulgar o evento também é feito de forma pouco intensa. O mascote escolhido, batizado de Zakumi, saiu de cena muito pouco depois de sua primeira aparição na televisão. O sorteio da Copa das Confederações, espécie de ensaio para a Copa, teve pouca repercussão nacional e o Comitê de Organização da Copa do Mundo da África do Sul ainda pretende lançar a campanha para a competição.

Neste momento, as autoridades responsáveis pela organização do evento se limitam a tranquilizar a população, que teme que o país não consiga receber os 450 mil turistas esperados para acompanhar o Mundial. “Estaremos prontos, e o tal plano B foi oficialmente deixado de lado”, diz Danny Jordaan, chefe de Comitê de Organização.

40 mil pessoas se apresentaram dispostos a serem voluntários durante o torneio, sendo que serão necessárias somente quatro mil, a polícia já prevê um aumento de seus quadros e o sistema de transportes, aos poucos vai melhorando. Os organizadores demonstram confiança. “Iremos mostrar ao mundo que estamos preparados para receber este festival do futebol”, encerrou Jordaan.

Tags:,