São Paulo com problemas na defesa para 2009
   12 de janeiro de 2009   │     0:14  │  0

550505987muricy.jpg

Muricy Ramalho acha que seu time está deficiente na zaga

SÃO PAULO – O técnico Muricy Ramalho retoma os trabalhos hoje e já terá de resolver o primeiro problema. O elenco sofre uma escassez de zagueiros neste começo de temporada. Por enquanto são apenas quatro à disposição: André Dias, Miranda, Renato Silva e Aislan.

A crise defensiva foi agravada pela indefinição da permanência de Rodrigo e pelo pedido de liberação de Anderson. Para piorar, o São Paulo revolveu negociar Juninho com o Botafogo e emprestar Alex Bruno para a Portuguesa. Ou seja, de um dia para o outro Muricy, que teria oito opções, ficou apenas com quatro.

A situação preocupa tanto o treinador que, em conversa com integrantes da comissão técnica, antes mesmo do retorno das férias, ele admitiu até modificar o esquema tático. O 3-5-2, base da equipe nos últimos três anos, daria lugar ao 4-4-2.

Ouviu, porém, que, em caso de urgência, poderia usar o volante Zé Luis na defesa. Com o aumento da concorrência no meio-de-campo – foram contratados Eduardo Costa e Arouca -, ele poderia atuar como zagueiro. Afinal, no ano passado jogou muitas vezes assim.

A preocupação do técnico, no entanto, acaba na diretoria. O diretor de futebol, João Paulo de Jesus Lopes, diz estar tranquilo com o setor defensivo. “Nós temos nos caracterizado nos últimos anos por uma defesa forte e entendemos que continua forte”, afirmou.

Para o dirigente, mesmo se o clube não conseguir segurar Rodrigo e Anderson, estará bem servido. “Há o risco de ficarmos sem os dois, mas, na eventualidade, já temos o Renato Silva.”

Tags:,