Fifa deve premiar Cristiano Ronaldo no dia de hoje
   12 de janeiro de 2009   │     0:17  │  0

102102102crisrtianoronaldo.jpg

Cristiano Ronaldo é o favorito para o troféu de melhor do mundo

Cristiano Ronaldo mostrou ontem, diante do Chelsea de Felipão, em Manchester, por que deverá ser eleito hoje o melhor jogador do mundo em eleição da Fifa, na tradicional festa de gala em Zurique, na Suíça, a partir das 17 horas (de Brasília). O português brilhou em 2008, fez gols, conquistou títulos, e leva amplo favoritismo sobre os outros quatro finalistas – Kaká, Messi, Fernando Torres e Xavi Hernández.

Se tudo correr como se espera, o craque do Manchester United será o primeiro português da história a levantar o troféu instituído pela entidade máxima do futebol em 1991 – quando o ganhador foi o alemão Lothar Matthaeus – e o primeiro a atuar na Inglaterra.

Por mais que venha tentando demonstrar cautela nas declarações das últimas semanas, Ronaldo aposta que receberá o presente de aniversário antecipado – em 5 de fevereiro completa 24 anos. Em novembro, em entrevista antes do jogo contra o Brasil, afirmou ter “feito tudo o que era necessário em 2008” para ficar com o primeiro lugar. E ainda brincou: “Sou o primeiro, o segundo e o terceiro do mundo.”

Kaká, o vencedor em 2007, mais uma vez põe o Brasil na final, mas agora menos valorizado. Sua última temporada foi afetada por uma série de lesões e pela irregularidade do Milan, que não obteve nenhum título. Mesmo assim, o País pentacampeão mundial ainda é, de longe, o bicho-papão da premiação organizada pela Fifa, em que votam os técnicos e capitães das seleções nacionais Os brasileiros somam oito troféus em 17 edições, com Romário, Ronaldo (três vezes), Rivaldo, Ronaldinho (duas vezes) e Kaká.

Nem mesmo o acidente que destruiu sua Ferrari na semana passada abalou Cristiano Ronaldo. O meia-atacante atuou ontem como nos grandes jogos do ano passado, o melhor de sua carreira. Na última temporada, conquistou com o Manchester a Liga dos Campeões, em que foi o artilheiro, com 8 gols, e o Campeonato Inglês, no qual marcou 31 vezes. Pouco antes do Natal, ainda foi campeão do Mundial de Clubes.

Tags:,