FAF suspende o Campeonato Alagoano
   10 de janeiro de 2009   │     0:10  │  0

Como tem apenas três estádios aptos para a realização do Estadual 2009, o presidente da Federação Alagoana de Futebol, Gustavo Feijó, decidiu, no início da noite de ontem, suspender a competição até que as praças que estão vetadas se adequem às exigências da comissão de vistoria.

Na sexta-feira havia a esperança de que o Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca, e o José Gomes da Costa, em Murici, fosse aprovados. Porém, não aconteceu. Além disso, surgiu um fato novo, que foi a recusa da Polícia Militar em dar segurança ao Estádio Rei Pelé, em Maceió – a principal praça de esportes de Alagoas, onde as reformas  se arrastam há um ano.

“São quatro jogos por rodada, que não podem acontecer em três estádios”, justificou Gustavo Feijó, numa alusão ao Nelson Peixoto Feijó, em Maceió, Juca Sampaio, em Palmeira dos Índios, e Gerson Amaral, em Coruripe. “Se pelo menos o Trapichão também estivesse apto, haveria como fazer remanejamento de partidas”, continuou o presidente da FAF, que já tinha pensado em passar ASA x Igaci para a cidade de Palmeira dos Índios e Murici x CRB para Coruripe.

Já os estádios que seguem vetados são o Rei Pelé (Maceió), Coaracy da Mata Fonseca (Arapiraca), José Gomes da Costa (Murici), Arnon de Mello (Santana do Ipanema), Zequinha Barbosa (Igaci) e Manoel Moreira (Capela).

Este adiamento por tempo indeterminado causa prejuízo para os clubes, que podem até rever os contratos de seus jogadores. Pelo regulamento da competição, o Alagoano 2009 pode ir até 17 de maio, e os jogadores estão assinando contrato até 31 daquele mês. Porém, se a competição demorar para começar os vínculos dos atletas podem ir bem além disso, implicando em mais despesas para os combalidos cofres dos clubes alagoanos.

Arapiraca fez um esforço muito grande através do prefeito Luciano Barbosa, objetivando colocar o Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca em condições de receber os jogos do ASA. Mas, apesar disso, não conseguiu em tempo hábil. O problema não diz respeito somente aos reparos nos diversos setores. Pelas novas leis esportivas do Brasil são necessários os laudos que certificam a segurança dos estádios. Isso leva um  tempo maior, já que depois das reformas, os técnicos especializados retornam para a verificação final. Sem aprovação técnica dos orgãos competentes a FAF não tem como iniciar o campeonato.

O nosso futebol continua sendo administrado pelos clubes como nos tempos do amadorismo. A Federação Alagoana de Futebol não pode ser responsabilizada pelo que está ocorrendo no início da nossa temporada esportiva “profissional”.  Foi tolerante o quanto pode diante da irresponsabilidade dos dirigentes. Apenas o Nelson Feijó (modelar), Juca Sampaio de Palmeira dos Indios e Gérson Amaral de Coruripe, (também de excelente qualidade), estão habilitados. Resta ao torcedor esperar e nada mais.

Gazetaweb.com e Timaço da Gazeta