Quênia domina a São Silvestre e assume hegemonia da prova
   1 de janeiro de 2009   │     0:27  │  0

44443335quenia.jpg

James Kipsang

RIO – Num ano em que o Brasil decepcionou, o Quênia assumiu a hegemonia da Corrida de São Silvestre. O queniano James Kipsang, de 25 anos, venceu pela primeira vez a tradicional corrida de rua em São Paulo (44min44s), e deu ao seu país o 11º triunfo na prova. O Brasil soma dez vitórias desde que a São Silvestre passou a receber atletas estrangeiros, em 1945.

Como esperado, o Quênia dominou o pódio da edição 2008. Evans Cheruyot foi o segundo colocado, seguido por Nicholas Mutai Koech. O tanzaniano Marco Joseph foi o quarto, com o colombiano William de Jesus em quinto.

A prova marcou a despedida profissional do brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima. Medalhista de bronze na maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas e bicampeão panamericano (Winnipeg-99 e Santo Domingo-2003), o fundista fez uma São Silvestre discreta – chegou apenas em 102º lugar -, mas foi saudado pelo público e pelos demais atletas durante todo o trajeto. Aplaudido também ao cruzar a linha de chegada, Vanderlei fez o já conhecido aviãozinho, e chorou.

– Estou bastante feliz, saio pela porta da frente, sendo aplaudido e admirado por tudo que eu fiz e por tudo que o esporte me deu – disse Vanderlei, emocionado.

Ao contrário da prova masculina, entre as mulheres o Brasil foi bem representado no pódio, com quatro atletas. Fabiana Cristina Silva chegou em segundo lugar, seguida por Marily do Santos, Marizete Moreira Santos e Luzia Pinto.

– Estou muito feliz com minha colocação. Eu me senti muito bem na prova. Infelizmente, não deu o primeiro mas estou muito contente com a segunda colocação – declarou Fabiana.

Vinte mil pessoas disputaram a corrida pelas ruas de São Paulo, no último dia de 2008.

Tags:,