Nikolay Valuev supera Holyfield por pontos
   21 de dezembro de 2008   │     6:34  │  0

51515151valuev.jpg

Público não aceitou resultado da luta

Durou muito mais tempo do que se esperava o combate entre o gigante russo Nikolay Valuev e o americano Evander Holyfield, pelo título mundial dos pesos pesados da Associação Mundial de Boxe, no sábado em Zurique, na Suíça. A definição veio em polêmica decisão dos juízes, por pontos, após a disputa dos doze assaltos previstos.Depois de procurar a luta nos primeiros rounds, o veterano Holyfield, que tentava recuperar o cinturão perdido em 2001 e se tornar o mais velho campeão mundial na categoria, acabou não resistindo ao peso dos 46 anos e à força do atual campeão.

Mesmo contando com todo o apoio da torcida, que gritou seu nome durante quase toda a luta, Holyfield foi superado pelo russo. Apesar de ser dez anos mais velho, o americano mostrou um excelente preparo físico, se movimentou e procurou muito mais a luta nos seis primeiros rounds, aproveitando-se do fato de ter quase cinquenta quilos a menos que Valuev.

O russo, sempre no centro do ringue e distribuindo poucos golpes, só começou a tomar a iniciativa da luta no sétimo round. E no assalto seguinte, Valuev notou o cansaço de Holyfield e foi de vez para cima do americano, recuperando-se no combate.

No nono assalto, a luta começou a se definir quando as pernas de Holyfield bambearam e o russo encaixou alguns socos de esquerda. No round seguinte, mais algumas trocas entre os pugilistas, mas sem nenhuma queda.

No penúltimo assalto, Valuev também começou a demonstrar cansaço, de tanto ter que correr atrás do americano. Nos últimos três minutos, Holyfield ainda encaixou uma boa direita, mas os árbitros preferiram dar a vitória por pontos a Valuev.

Tags:,