CBF garante: agora o goleiro pode dar um passo na hora da cobrança do pênalti
   15 de agosto de 2008   │     11:07  │  0

– A CBF distribuiu uma circular para todos os árbitros, bandeiras e observadores, com “orientações” a serem seguidas nos próximos jogos. A principal preocupação é com os pênaltis. O documento da entidade libera os goleiros para dar um passo antes da cobrança.

– “É dado o direito de (o goleiro) colocar um pé adiante (…) de modo a possibilitar o impulso do seu corpo para fazer a defesa”, diz a correspondência, assinada pelo presidente da Comissão de Arbitragem, Sérgio Corrêa da Silva.

– As paradinhas estão liberadas, mas serão olhadas mais de perto por juizes e bandeirinhas. “Ao cobrador é dado o direito de fazer uma paradinha, correr em zigeuezague, desde que sem exagero”, prega o documento.

– Questionado sobre o que seria “exagero”, Sério Corrêa ficou irritado. “Cada árbitro decidirá de acordo com a sua interpetração, como cada jornalista escreve o que quer. Não vou ficar aqui ensinando regra”.

– A CBF também pediu atenção ao “agarra-agarra” na hora dos cruzamentos e deixou claro, mais uma vez, que proíbe entrevistas de integrantes do quadro de arbitragem sobre decisões tomadas na partida.

Escrito por Arivaldo Maia