Herói do ‘Maracanazo’ vende por R$ 42 mil taça recebida durante homenagem da Fifa
   30 de julho de 2008   │     0:00  │  0


– A taça de ouro leiloada pelo ex-jogador uruguaio Alcides Ghiggia pelo gol marcado contra o Brasil na final da Copa do Mundo de 1950, no episódio conhecido como “Maracanazo”, foi adquirida pelo Banco da República Oriental do Uruguai.

– Ghiggia, de 81 anos, recebeu a taça Golden Foot (chuteira de ouro) em 2006, numa cerimônia no principado de Mônaco. O prêmio foi uma homenagem ao gol da vitória de 2 x 1 do Uruguai sobre a seleção brasileira em 1950, em pleno Maracanã.

– “O troféu ficará no Uruguai como deve ser, porque é um prêmio concedido a uma glória do futebol uruguaio”, destacou o representante do banco. Depois dos trâmites administrativos o troféu será entregue ao Museu do Futebol Uruguaio, localizado no Estádio Centenário.

– O ex-jogador, entretanto, afirma que não está com problemas financeiros. O motivo da venda seria “o perigo de manter em casa algo tão valioso”.

– “Além disso, minha família já esta discutindo para ver quem vai ficar com o que”. Minha mulher é muito jovem (35 anos) e tenho filhos também. Ghiggia disse que utilizará o dinheiro do leilão para construir uma casa na cidade de Las Piedras, cidade onde mora – a 20 quilômetros de Montevidéu.

Escrito por Arivaldo Maia