Jornalista argentino confirma que houve suborno na Copa do Mundo de 1978
   21 de junho de 2008   │     9:29  │  0


– No ano de 1978, a seleção Argentina de futebol derrotou o Peru por 6 x 0, eliminando o Brasil da Copa do Mundo, em partida que passou para a história como uma das mais polêmicas em mundiais da Fifa. Agora, três décadas depois, o jornalista argentino Ricardo Gotta publica “Fuimos Campeones”, livro no qual oferece mais indícios de que o jogo tenha sido comprado pela ditadura de Buenos Aires. O livro traz detalhes importantes: telefonemas do general Videla para o general Morales, do Peru, cobranças de uma dívida pelo presidente argentino ao colega peruano e até uma doação de trigo argentino ao Peru, ordenada antes e concretizada duas semanas depois do jogo que eliminou o Brasil.

– Ao empatar com o Brasil, a seleção Argentina precisava ganhar do Peru com mais de 4 gols de diferença e acabou marcando 6. Segundo o livro de Gotta, que chega às livrarias portenhas nesta semana, a façanha não se deve ao talento dos jogadores argentinos, mas às combinações de uma ditadura interessada no resultado.

– “Reuni uma dezena de evidências contundentes que apontam para uma operação que instalou dois cenários”, conta Gotta. “Um cenário de medo e outro de corrupção, de suborno, pelo menos sobre alguns dos membros da seleção do Peru”. O livro conta que, logo depois do fim da partida (realizada em 21 de junho de 1978, na cidade de Rosário), um dos jogadores peruanos, cujo nome não é citado, entrou furioso no vestiário e disse aos companheiros: “Bando de merdas! Espero que pelo menos vocês repartam bem o dinheiro”.

Escrito por Arivaldo Maia
Fonte: estadao.com.br