Novos talentos do rádio esportivo
   18 de maio de 2008   │     2:23  │  0

– Recebo muitos pedidos dos jovens para falar sobre a formação de novos talentos no rádio esportivo. Como não sou professor, ofereço apenas alguns conselhos e informações, no desejo de colaborar com os interessados. Uma simples contribuição, sem nenhuma pretensão.

– A questão da renovação do rádio esportivo no Brasil tem motivado vários estudos e pesquisas. O surgimento de novos valores, passa obrigatoriamente pelas pequenas emissoras, que são formadoras dos futuros profissionais. É no rádio interiorano que o jovem tem oportunidade de ler o seu primeiro texto, de apresentar uma notícia, de fazer sua primeira “externa” ou narrar qualquer tipo de esporte.

– Uma emissora de prestígio, com grande audiência, já recebe o “produto” acabado, pronto para manter seu nível de audiência, que representa, em última análise, sua própria sobrevivência. É assim que funciona em qualquer parte do Brasil. E não há outro caminho! É fundamental que o interessado tenha uma boa base cultural. Rádio não é profissão para analfabeto. Muito pelo contrário! É uma escola permanente, onde o aluno já entra com um nível educacional avançado, consciente de que está atingindo um universo muito grande de ouvintes. Existe o ensino superior direcionado exclusivamente para o rádio, hoje, muito utilizado, fornecendo inclusive o Registro Profissional, necessário para admisão nas empresas de comunicação. Minha escola foi o rádio interiorano.

– Porque uns emplacam e outros não?
-A capacidade individual é a resposta mais simples. Mas, para fazer sucesso, ser diferenciado, ser facilmente identificado, é preciso ter vocação e talento. No futebol, por exemplo, a criatividade e o estilo próprio, caminham juntos. Há narradores e narradores!
Uns conseguem seu espaço, enquanto outros desaparecem por absoluta falta de criação, ou se tornam simples coadjuvantes. Tratarei deste assunto em outras oportunidades, trazendo mais detalhes e exemplos como o que apresento acima: EVALDO JOSÉ (na foto, ao meu lado), narrador titular da Rádio CBN, Rio de Janeiro. Inovador, estilo marcante e bordões inteligentes. Uma das melhores revelações dos últimos tempos!

Escrito por Arivaldo Maia