Ídolo nacional, Nilton Santos completou 83 anos
   17 de maio de 2008   │     2:36  │  0

– Um monstro sagrado do futebol brasileiro trava uma batalha quase silenciosa pela vida. Internado desde janeiro de 2007 numa clínica da Zona Sul do Rio, Nilton Santos, um dos símbolos da conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, em 1958, sofre do Mal de Alzheimer (doença degenerativa do cérebro) e insuficiência cardíaca. O aniversário de 83 anos, nesta última sexta-feira, é o segundo que passa lutando contra os apagões da memória causados pela doença.

– Neste ano em que a vitória da Copa da Suécia completa jubileu de ouro (50 anos), o craque do passado supera desafios como a dengue hemorrágica e a pneumonia, que o atacaram no mês passado. Segundo sua esposa, Maria Célia, Nilton Santos alterna momentos de lucidez e outros de esquecimento. Só faz o que tem vontade. Tem dias que caminha um pouco, toma banho de sol e passa o tempo vendo televisão, mas em outros ele nem fisioterapia faz.
– O homem que elevou o nome do Botafogo e se tornou “Enciclopédia do Futebol”, apelido ganho pelo conhecimento mostrado com a bola nos pés, tem como suporte o amor da mulher, que há 37 anos o acompanha, e a solidariedade de um alvinegro. Maria Célia conta que as despesas na clínica são pagas pelo presidente do Botafogo, Bebeto de Freitas, no que seria homenagem e reconhecimento a um dos maiores ídolos do clube.

Escrito por Arivaldo Maia