The day after
   8 de maio de 2008   │     10:29  │  0

– O dia seguinte no Rio de Janeiro, após a derrota inesperada do Flamengo e a vitória vascaína, é bem diferente da quarta-feira que passei na Cidade Maravilhosa. Cliente habitual do rubro-negro, o torcedor vascaíno faz a sua maior comemoração dos últimos dias. Parece que o prazer de ver o Flamengo perder é maior do que assistir seu time vencer. E foi nesse clima que deixei o Estádio de São Januário, quando o campeão carioca já perdia por 2 a 0.

– Nas ruas do bairro de São Cristóvão, onde se localiza o estádio do Vasco, o torcedor comemorou, engarrafou o trânsito e gritou até o início da madrugada. Quando o jogo do Maracanã terminou eu já estava no hotel, em Copacabana, atualizando o blog. Depois do apito final do árbitro, outra manifestação nos prédios e nas ruas. Os gritos de “Chora Mengão” ecoaram até o início da manhã, quando o Rio voltou ao seu ritmo normal de grande cidade.

– Interessante essa rivalidade. Aqui os inimigos declarados são mesmo Flamengo e Vasco. Fluminense e Botafogo são adversários normais que discutem, brincam e festejam como qualquer outra torcida. Há rivalidade, mas não tanta. Com vascaínos e rubro-negros é bem diferente. O presidente Eurico Miranda já afirmou que prefere perder qualquer campeonato, desde que não perca para o Mengão. Isso diz tudo. Do seu gabinete, ao lado das sociais de São Januário, pude ver sua manifestação de alegria, juntamente com os demais diretores do clube. E como o Flamengo comemorou e esqueceu de jogar, decepcionando mais de 50 mil rubro-negros no Maracanã, o torcedor do Vasco juntou a fome com a vontade de comer. E com muita razão!

Escrito por Arivaldo Maia
Direto do Rio de Janeiro