Fifa confirma restrições
   14 de março de 2008   │     19:02  │  0

Em nota confusa a Fifa confirma restrições aos jogos na altitude, determinando que só serão permitidas partidas a 2.750 metros do nível do mar se houver um período de ambientação de pelo menos uma semana. Para o caso de jogos a 3.000 metros ou mais, o tempo para adaptação terá que ser de no mínimo duas semanas.
Claro que a informação não bate com o que a entidade já havia determinado anteriormente. Na verdade ela obriga que os times tenham uma fase de adaptação que não poderão cumprir. Nenhum clube brasileiro dispõe de tempo para se afastar durante 14 dias da sua sede, em função dos seus compromissos em outras competições.
Posso informar aos meus internautas, principalmente aos que nunca sofreram com os problemas da altitude, que eu sei perfeitamente como é difícil atuar nessa situação. Já narrei uma final de Copa América, em La Paz, na Bolívia, e quase não consigo completar meu trabalho. Estava em Santa Cruz de La Sierra, ao nível do mar, onde o Brasil jogou toda a fase de classificação ,e fui para a decisão na capital boliviana, na altitude, exatamente no dia do jogo. Fiz uma das piores narrações da minha vida. Não dava para respirar. Foi uma experiência que não desejo repetir nunca mais. (Arivaldo Maia)